students-accommodation-porto
» » Onde morar no Porto

Onde morar no Porto

posted in: Viver no Porto | 0

Você é estudante e vem para o Porto? Excelente! Temos a certeza que vai adorar a cidade, as suas gentes  e claro a sua faculdade.  Mas escolha bem onde morar no Porto!

Escolher onde morar no Porto

Centro do Porto

Morar no Porto, no centro tem as suas vantagens. Todas as linhas de autocarro (ônibus) e metro passam aqui. A vida noturna rica e variada é aqui mesmo que acontece. Cada vez mais encontra nas ruas desta zona do Porto lojas, restaurantes e bares novos e diferentes: muito para descobrir. Aqui fica o Piolho, o café dos estudantes, por exemplo.  As faculdades que se situam nesta zona do Porto são acessíveis a pé na maioria dos casos como Direito ou Bio-Médicas Abel Salazar, mas se for frequentar as faculdades de engenharia ou medicina terá de apanhar transporte públicos pois ficam no norte da cidade, perto do Hóspital de S. João. E se você for para a faculdade de Ciências então tem de apanhar um autocarro para a zona do Campo Alegre.

Morar perto da Faculdade

Se você prefere morar perto da faculdade que vai frequentar então tem mesmo de saber onde ela fica. No Porto há 3 zonas principais da Universidade do Porto. O Polo 1 fica no centro do Porto, o Polo 2 fica no norte da cidade, perto do hospital de S. João e o Polo 3 fica na zona da Rua do Campo Alegre. Para saber mais sobre os polos, leia este artigo sobre as Áreas da Universidade do Porto.

Se você frequentar uma das faculdades que fica no Polo 2, poderá encontrar alojamento na zona de Paranhos, Amial, Costa Cabral, por exemplo. Todas ficam à volta deste Polo. Acontece que é o maior polo universitário com cerca de 1 km2 por isso terá sempre de andar um pouco ou encontrar a linha de autocarro adequada. Esta zona é servida pelos seguintes transportes públicos: Metro Linha D, Autocarros: 204, 300, 301, 603, 803

Já se a sua faculdade for no centro, aí pode ficar onde quiser seja no centro para ir a pé, seja mais afastado, na zona da Boavista, por exemplo e apanhar um autocarro, pois na sua maioria vão para o centro da cidade.

E se a sua faculdade ficar no Polo 3, então a zona da Boavista, Campo Alegre ou Lordelo do Ouro são bons locais para morar no Porto.

Porto, uma cidade fácil

O Porto é uma cidade fácil, bastante segura e não muito grande e onde os transportes funcionam razoavelmente bem. Muitos dos sítios por onde vai andar são perto uns dos outros e rapidamente chega ao seu destino.