A Foz, do Douro no Porto é a zona ocidental da cidade, é a zona mais exclusiva, com ruas arborizadas, vivendas e prédios de alta qualidade em frente ao mar.

Há pouco mais de um século a Foz parecia ser muito afastada da cidade, zona de pescadores, demorava-se uma hora para lá chegar; ou de lá até ao centro do Porto. Era comum ouvir-se “Vou ao Porto” quando alguém na Foz tinha de fazer esse esforço de ir até à cidade, na “Americana” uma espécie de carro puxado a cavalos.

Há duas áreas importantes a distinguir aqui: a Foz Velha entre o rio e o mar, velhas ruas estreitas de casario simples misturado com palacetes pontuais descendo até ao Passeio Alegre, a Cantareira que acompanha o rio e onde vivem e trabalham pescadores; mais além, já em frente ao mar e paralelas a ele e estendedo-se até à avenida da Boavista uma zona de palacetes, moradias imponentes escondidas por vezes por trás de prédios novos das classes mais abastadas.

Locais de Interesse na Foz

Forte de São João da Foz – este forte de defesa foi construído em 1570. Mais tarde tendo deixado de ser usado como estrutura defensiva, tornou-se uma prisão para presos políticos. No século XIX foi residência de Florbela Espanca, cujo marido havia sido colocado aqui.

Cantareira – Entre o Forte e o rio, depois do Farol fica a zona da Cantareira, onde se encontram os pescadores e os seus barcos.

Casa de Serralves – o museu de Arte Moderna fica numa extensa propriedade na Foz. A casa original dos anos 30 merece uma visita bem como os jardins e bosque. Arte e boa encontra no Museu, obra de Siza Vieira. Aproveite a entrada gratuita aos domingos de manhã!

Avenida Brasil – a avenida em frente ao mar, com a sua encantadora pergula e os muitos bares e esplanadas junto às praias. Perfeito para passear.

Sealife – O Porto tem o seu Sealife. Ideal para vir com crianças, mas não só. A vida aquática no seu melhor!

Castelo do Queijo – O seu nome verdadeiro é Forte de São Francisco Xavier, mas como foi construído sobre um rochedo que dizem teria a forma de um queijo o nome ficou!

Parque da Cidade – um extenso parque que se estende até ao mar, perfeito não só para passeios, mas também para atividades desportivas ou piqueniques.  Todos os sábados há um mercado biológico na zona rural do parque, perto do Soundwich bar.

Esta zona é servida por várias linhas de autocarro, nomeadamente o 202, 203, 204, 207, 504, 1M.

Apartamentos na Foz

Apartamento T1 na Foz