escadas do BarredoO Porto nasceu por força do comércio. Desde que os fenícios aqui chegaram, houve sempre um povoado neste sítio. Os romanos assentaram aqui arraiais no ponto onde cruzavam o Douro nas suas rotas comerciais criando Portus e Cale, em cada um dos lados do rio. A cidade sempre tirou proveito da sua localização marítima para aprovisionar as viagens das Cruzadas, depois, no século XV com as riquezas das Descobertas e mais tarde com o comércio dos vinhos com o Reino Unido.

A cidade desenvolveu-se à volta da Sé Catedral descendo até ao rio. Ribeira, Barredo, Cordoaria, Batalha fazem parte deste centro histórico.

O centro histórico do Porto foi declarado património da Humanidade pela UNESCO em 2001.

Pontos de Interesse no Centro histórico do Porto

Bairro da Sé – A Sé fica no morro de Penaventosa, como era conhecido este monte onde já se vive faz mais de 3000 anos. À sua volta um emaranhado de ruas estreitas e sinuosas foram crescendo. As ruas ostentam nomes interessantes como a Rua Escura, por receber pouca luz ou a rua da Bainharia, onde em tempos havia lojas de manufatura de bainhas para espadas. Um bairro de casario alto e estreito e colorido.

Barredo – entre a Ribeira e a Sé fica o bairro do Barredo na encosta virada para o rio. Descendo pelas escadas das verdades, que já foram das mentiras e depois virando à esquerda continuam pelas escadas do Barredo, descobre-se um bairro de casinhas amarelas com alminhas nas paredes.

Sé Catedral – uma visita imprescindível da principal igreja do Porto. Nos seus claustros e naves memórias de outros tempos, desde o tempo em que era uma igreja-fortaleza vem até aos dias de hoje mostrando pedaços de história da cidade.

Muralha Fernandina – O que resta da muralha pode por vezes ser acedido passando pelo Instituto Ricardo Jorge, mas nem sempre está aberto.

Estação de São Bento – construída por cima do que foi o mosteiro de São Bento é uma obra do início do século passado e está lindamente decorada com cenas históricas, festividades em azulejo.

Rua das Flores – depois da intervenção urbanística profunda, esta rua, que já foi de comércio de ouro,  convertida em rua pedonal, tem comércio de charme, edifícios renovados. Perfeita para um passeio.

Livraria Lello – uma incrível livraria, considerada uma das mais belas do mundo, foi fonte de inspiração para os livros do Harry Potter.

Torre dos Clérigos – sobretudo pela vista da cidade vale a pena subir os 240 degraus ao cimo desta torre erguida de acordo com os desenhos de Nazonni no século XVIII.

Piolho – de facto o café chama-se Ancora D’Ouro. Fica ao lado do edifício da Universidade do Porto e é por isso o café dos estudantes há gerações. Ponto de encontro, de estudo como atestam as várias lápides afixadas nas paredes

Alojamentos no Centro Histórico

Veja aqui os nossos apartamentos no centro histórico do Porto. A zona histórica sobe desde a Ribeira em direção à câmara Municipal, para leste até à Batalha e para oeste até ao Hospital de Santo António e Cedofeita.

Apartamento na Ribeira

Apartamento nas Taipas

Estúdio na Batalha

Estúdio 2 na Batalha

Apartamento nas Fontainhas