Consideramos aqui no Flat in Porto o centro do Porto como a zona que vai do rio Douro a sul até ao Marquês a norte; e do Campo 24 de Agosto à Rotunda da Boavista. Facilmente calcorreável a pé, tudo está ao alcance, incluindo transportes públicos que levam a vários destinos na cidade e fora dela. Veja quais os apartamentos que temos disponíveis nesta zona do Porto.

Pontos de Interesse no Centro do Porto

Centro histórico Património UNESCO – subir e descer as ruas da Sé, do Barredo ou da Vitória é uma viagem ao passado da cidade. O casario estreito, iluminado por clarabóias é encantador. As muralhas fernandinas ou as obras de Nazoni ficam a um passo e não devem ficar de fora de uma visita ao centro do Porto.

Igreja e Cemitério da Lapa – A igreja da Lapa, que demorou mais de 100 anos a ser construída, por causa dos poucos  recursos então disponíveis, é onde se encontra desde 1837 o coração de D. Pedro IV. A não perder o seu monumental orgão adquirido em 1995. O cemitério é o mais antigo cemitério do tempo do Romantismo. Servia para enterrar os mortos da epidemia da cólera, mas também os nobres e a burguesia abastada da cidade que jaz em interessantes capelas funerárias. Aqui estão escritores como Arnaldo Gama, Camilo Castelo Branco e outros nomes do Romantismo.

Praças e Jardins do Porto – O Porto tem espaços verdes públicos encantadores. No centro da cidade não serão muitos, até porque muitas dos edifícios têm nas suas traseiras espaços verdes. No entanto não deixe de visitar a poente, já perto da Rotunda da Boavista os encantadores jardins do Palácio de Cristal; no fim da Rua da Constituição a praça do Marquês; perto da igreja da Lapa, a Praça da República; no centro do lado nascente, perto da praça dos Poveiros,  o Jardim de São Lázaro;  igualmente no centro mas do lado poente, e depois de se passear pelo jardim da Cordoaria, o encantador Passeio das Virtudes e o jardim com o mesmo nome.

Rua de Cedofeita – Vai buscar o nome à igreja de São Martinho de Cedofeita (século IV). No entanto a rua apenas foi aberta em 1762 de acordo com os planos de João de Almada e Melo (homenageado na Rua do Almada) para criar vias de escoamento de trafego da zona ribeirinha para a zona alta da cidade. Já surge na planta inglesa de Balck de 1813. Hoje uma boa parte dela é zona pedonal.

Igreja Românica de Cedofeita – Cujo nome original é de São Martinho de Cedofeita. Esta encantadora igrejinha remonta aos tempos dos suevos, sendo considerada a mais antiga igreja do Porto. Não se sabe ao certo quando foi construída, sendo por uns atribuída ao rei suevo Reciario (466), por outros ao rei Teodomiro. Relacionado com este último rei consta a lenda que devido a doença do seu filho, Ariamiro, enviou emissários a São Martinho de Tours com oferendas. O bispo de Braga Martinho de Dume trouxe então uma relíquia, atualmente guardada na igreja e que terá estado na cura de Ariamiro. Teodomiro ordenou então a construção da igreja. A sua construção terá sido tão rápida que se dizia dela Cito Facta, ou seja Cedo Feita, que derivou em Cedofeita.

Alojamentos no Centro do Porto

Veja aqui os nossos apartamentos no centro do Porto. Entre o Campo 24 de Agosto, a nascente e a Rotunda da Boavista a poente. Da Rua da Constituição até á Avenida dos Aliados. Siga este link para ver os alojamentos no centro histórico do Porto.

Apartamento na Constituição

Apartamento T1 à Praça do Marquês

Apartamento T1 em Santa Catarina